O ar comprimido é muito utilizado na construção civil. Seja para serviços de rebaixamento de lençol freático, como para equipamentos para inspeção em oleoduto, gasoduto, adutora e emissário.
Rebaixamento de Lençol Freático
A construção de prédios, barragens, túneis, pontes, viadutos, adutoras, emissários e etc, geralmente necessitam de escavações abaixo do lençol freático. Estas escavações exigem drenagem e o rebaixamento do lençol freático.
Existem diversas maneiras para retirar a água do subsolo. Mas somente após a realização de ensaios preliminares é que se pode definir quais serão os métodos a serem utilizados.
O rebaixamento do nível d’água é uma solução que tem se tornado cada vez mais comum em obras de Engenharia Civil. O método das ponteiras filtrantes é o mais comum.
O ar comprimido é utilizado no rebaixamento de lençol freático em uma solução conhecida por Air Lift. Ela consiste na injeção de ar comprimido no solo e a expulsão da água presente no mesmo pela alta pressão desse ar.
Adutora
Define-se pelo sistema de tubulações, peças especiais e obras de arte com o objetivo de fazer o transporte da água em um sistema de abastecimento. Esse transporte pode ser entre:
O ar comprimido é usado em adutoras em várias situações:
Emissário
Define-se pelo sistema de tubulações, peças especiais e obras de arte com o objetivo de fazer o transporte do esgoto até um sistema de tratamento e consequentemente para um corpo hídrico. Esse transporte pode ser entre:
O ar comprimido é usado em emissários em várias situações:
Inspeção em Oleoduto, Gasoduto, Adutora e Emissário
O desgaste e o envelhecimento das tubulações somados aos elevados gastos para se fazer a reposição, são as principais dificuldades das empresas públicas, privadas e de economia mista que utilizam dutos para o transporte de fluídos.
Embora essas tubulações sejam fabricadas com as mais avançadas tecnologias e possuam elevada resistência, como aço, ferro e concreto, eles acabam ficando sujeitos as condições do meio ambiente e as condições de funcionamento. Um exemplo disso é a corrosão interna, a corrosão externa e as trincas ocasionadas pelas altas e pelas variações na temperatura.
Para que seja garantida a entrega de um produto de qualidade e que seja mantida a integridade das tubulações, os gestores de ativos devem levar em consideração a inspeção rotineira de dutos e a implantação de programas de gestão holística para extender a vida de gasodutos, oleodutos, adutoras, emissários e etc com o objetivo de evitar riscos.
Vale ressaltar que a manutenção de gasodutos, oleodutos, adutoras, emissários e etc pelo envelhecimento dos mesmos não significa necessariamente uma substituição.
O ar comprimido entra na inspeção em oleoduto, gasoduto, adutora e emissário através dos testes que são realizados nas tubulações. A injeção de ar comprimido em alta pressão é capaz de indicar pontos de vazamento nos dutos desses sistemas, ajudando na decisão pela manutenção ou substituição dos mesmos.
Ar Comprimido - Acessórios e peças para ar comprmido, reservatórios, vasos de pressão, tanques de pressão, tanques de vácuo, vasos separadores, pulmão para ar comprimido e cilindros para ar comprimido, confira.