Conteúdo

Projeto de Vasos de Pressão

O texto a seguir é uma boa prática para o Projeto de Vasos de Pressão, mais epecificamente para os reservatórios de ar comprimido. A Arcomprimido não se responsabiliza pelas informações contidas abaixo para Cálculo de Vasos de Pressão e sugere que um engenheiro seja consultado.

 

O volume do reservatório de ar comprimido para Projeto de Vasos de Pressão depende de vários fatores:

 

  • dos tipos de soluções e equipamentos empregados para o controle e a automação,
  • do tipo de compressor utilizado,
  • do regime de funcionamento desse compressor.

 

O reservatório para Projeto de Vasos de Pressão deverá ter volume suficiente para trabalhar com cargas instantâneas, muito altas ou esporádicas. O volume do reservatório e a quantidade de partidas por hora permitidas para motores de compressores (TC), são variáveis que se relacionam entre si.

 

Abaixo seguem algumas recomendações da literatura para Projeto de Vasos de Pressão:

 

  • Volume de 10% a 100% da vazão em m3/min que deverá ser atendido pelo sistema (VR = 0,1 a 1 x Q), onde Q é a demanda do sistema.
  • Nos sistemas com consumo sem interrupções, na maioria dos casos compressores a parafuso, VR = DLE / 3.
  • Nos sistemas com consumo variável, na maioria dos casos compressores a pistão, VR = DLE.
  • VR = Q . t /DP

 

t é o tempo que o reservatório de ar fornece ar comprimido sem que ocorra grande queda de pressão ou para que seja evitado inúmeras partidas do motor. Isso pode levar ao sobreaquecimento do mesmo.

 

DP, em Projeto de Vasos de Pressão, é a diferença da pressão inicial e pressão final do reservatório de ar ou do acionamento do compressor.

 

  • VR = DLE . F / (TC .DP)

F = é uma constante com valor 5 para compressores de parafuso,

F = é uma constante com valor 15 para compressores a pistão.

 

  • VR = DLE x 60 x [D/DLE - (D/DLE)² ] / [Tc x (Pmáx - Pmin)]

VR = Volume do reservatório em m³,

DLE = Vazão do(s) compressor(es) em m3/min,

D = Demanda necessária em m3 /min,

Tc = Taxa de ciclos seguidos do motor, 1/h,

Pmáx = Pressão de desligamento do compressor em bar,

Pmin = Pressão de religamento compressor em bar.

 

No Projeto de Vasos de Pressão, os sistemas que funcionam com compressores a pistão necessitam de reservatórios de ar comprimido maiores. Isso permiti melhor equilíbrio do fluxo de ar, evitando os pulsos de ar gerados com esse tipo de compressor.

 

Quanto mais elevada a diferença de pressão permitida no Projeto de Vasos de Pressão, menor será o reservatório de ar ou menos tempo o compressor irá trabalhar.

 

No Projeto de Vasos de Pressão, para que o tempo em alívio dos compressores seja reduzido, gerando consequentemente economia de energia, deve-se aumentar o volume dos reservatórios de ar comprimido e/ou aumentar a diferença de pressão, diminuindo a pressão de entrada em operação, caso isso seja possível.

Sobre a loja

Ar Comprimido - Acessórios e peças para ar comprmido, reservatórios, vasos de pressão, tanques de pressão, tanques de vácuo, vasos separadores, pulmão para ar comprimido e cilindros para ar comprimido, confira.

Selos

Arcomprimido Comércio e Serviços Ltda - (11)2307-5239 (11)5587-6091 - arcomprimido@arcomprimidobrasil.com - CNPJ: 03.296.418/0001-86 © Todos os direitos reservados. 2018