Conteúdo

Transientes Hidráulicos

Resumidamente o Transiente Hidráulico acontece quando as vazões dos sistemas hidráulicos sofrem alterações de maneira repentina.

 

As pressões geradas com essas alterações tem o poder de comprometer e até mesmo gerar problemas muito graves em equipamentos e tubulações; daí a importância de se estudar o Transiente Hidráulico.

 

A análise de um especialista em Transiente Hidráulico acarreta em uma série de medidas de prevenção que protegem sistemas de infraestrutura de grande importância.

 

Mais tecnicamente o Transiente Hidráulico é o regime de variação entre dois regimes permanentes. Desta maneira qualquer mudança no movimento ou parada eventual de qualquer elemento do sistema, acarreta em fenômenos de transição.

 

Depois de ocorrer a perturbação, como por exemplo a ação de se desligar uma bomba, o regime permanente que existia antes da perturbação é modificado, levando a um regime não permanente que logo depois terá um novo estado de permanência.

 

Durante a transição hidráulica as variações de pressão no decorrer do sistema acontecem bruscamente, gerando ruídos que parecem com pancadas. É por causa disso que o Transiente Hidráulico é também conhecido como Golpe de Aríete.

 

Os picos de pressão tanto para mais quanto para menos informações fundamentais para o projetista, pois são eles que servirão de insumo para o dimensionamento das tubulações e dos equipamentos protetores que amortecem as variações de carga que são extremamente nocivas à vida útil do sistema.

 

O estudo de Transiente Hidráulico pode ser feito em projetos de adutoras, águas servidas, estações que bombeiam a água da chuva, redes de distribuição de água; sistemas de tratamento de água; usinas hidroelétricas, usinas de energia térmica; sistemas de combate a incêndio, sistemas de combustíveis, oleodutos e gasodutos.

 

RHO (Reservatórios Hidropneumáticos com Membrana) atendem os estudos de Transiente Hidráulico para adutora e emissário de todas as concessionárias do Brasil: AMAZONAS - COSAMA - Companhia de Saneamento do Amazonas; MATO GROSSO - SANEMAT - Companhia Estadual de Saneamento do Estado de Mato Grosso; PIAUÍ - AGESPISA - Águas e Esgotos do Piauí; MARANHÃO - CAEMA - Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão; RORAIMA - CAER - Companhia de Águas e Esgotos de Roraima; RONDÔNIA - CAERD - Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia; PERNAMBUCO - COMPESA - Companhia Pernambucana de Saneamento; RIO GRANDE DO NORTE - CAERN - Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte; AMAPÁ - CAESA - Companhia de Água e Esgoto do Amapá; BRASÍLIA - CAESB - Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal; CEARÁ - CAGECE - Companhia de Água e Esgoto do Ceará; SÃO PAULO - SABESP - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo; PARAÍBA - CAGEPA - Companhia de Água e Esgotos da Paraíba; ALAGOAS - CASAL - Companhia de Saneamento de Alagoas; SANTA CATARINA - CASAN - Companhia Catarinense de Águas e Saneamento; RIO DE JANEIRO - CEDAE - Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro; ESPÍRITO SANTO - CESAN - Companhia Espírito Santense de Saneamento; MINAS GERAIS - COPASA - Companhia de Saneamento de Minas Gerais; RIO GRANDE DO SUL - CORSAN - Companhia Riograndense de Saneamento; PARÁ - COSANPA - Companhia de Saneamento do Pará; ACRE - DEPASA - Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento; SERGIPE - DESO - Companhia de Saneamento de Sergipe; BAHIA - EMBASA - Empresa Baiana de Águas e Saneamento; GOIÁS - SANEAGO - Saneamento de Goiás; TOCANTINS - SANEATINS - Companhia de Saneamento do Tocantins; PARANÁ - SANEPAR - Companhia de Saneamento do Paraná e MATO GROSSO DO SUL - SANESUL - Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul.

Sobre a loja

Ar Comprimido - Acessórios e peças para ar comprmido, reservatórios, vasos de pressão, tanques de pressão, tanques de vácuo, vasos separadores, pulmão para ar comprimido e cilindros para ar comprimido, confira.

Selos

Arcomprimido Comércio e Serviços Ltda - (11)2307-5239 (11)5587-6091 - arcomprimido@arcomprimidobrasil.com - CNPJ: 03.296.418/0001-86 © Todos os direitos reservados. 2018